quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto em Perspectiva Isométrica

  Ao desenhar no modo isométrico regularmente surge o problema de  compatibilidade entre o texto e o desenho. Este problema ocorre porque o estilo do texto não esta configurado para trabalhar no modo isométrico, mas antes de configurar o texto devemos prestar atenção no valor do ângulo de rotação e de inclinação que ao receberem valores positivos o texto se inclina a direita, enquanto valores negativos o texto se inclina a esquerda.

  O primeiro passo é criar dois estilos de texto, para isso entre no menu Format e clique em Text style, agora clique em New de um nome para o novo estilo e altere o Oblique angle para 30 como mostra a figura abaixo, finalize clicando em Apply (crie outro estilo pondo o valor de -30 no Oblique angle).

image

image

  No segundo passo deve ser usado o comando Single Line Text (atalho dt) que se encontra no menu Draw - Text - Single Line Text, especifique o ponto de inserção do texto, informe o tamanho da fonte e tecle enter.

image

  Agora informe o ângulo de rotação que pode ser 30 ou -30 tecle enter e digite o texto.

image

  Note que usando o estilo de texto com ângulo de 30 e a comando Single Line Text com rotação de 30 o texto ficará para a direita (figura 1), se o estilo do texto estiver com ângulo de –30 e o Single Line com rotação de –3o o texto ficará para a esquerda (figura 2), se quiser que o texto fique em topo escolha estilo do texto com ângulo de –30 e o Single Line com rotação de 3o (figura 3).

image

image

image

  Na próxima postagem irei abordar o uso e a edição das cotas em perspectiva isométrica.